1° Teia e 2° Fórum Paulista de Pontos de Cultura




Participamos ativamente na 1° Teia e 2° Forum Paulista de Pontos de Cultura, realizada em Guarulhos, de 26 a 28 de Fevereiro e 1 e 2 de Março de 2010.

Nossos representantes:

Alvaro Fernandes - Representante da Comissão Paulista dos Pontos de Cultura e da Organização Geral da Teia Paulista.


Nathalia Alves - Delegada da Comissão Paulista e responsável pela Produção Audiovisual daTeia Paulista.

Wallace Rosa - Representante da Cultura Digital do Camará, participante na área de Comunição da Teia Paulista.


Como resultado do Fórum Paulista de Pontos de Cultura, Nathalia Alves legitimou-se reperesentante da Baixada Santista na Comissão Paulista dos Pontos de Cultura.

Blog da TEIA PAULISTA :




O QUE É A TEIA

A Teia é o maior encontro da diversidade cultural no Brasil, pois reúne todos os Pontos de Cultura participantes do Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania – Cultura Viva, do Ministério da Cultura.

Em abril de 2006, realizou-se a primeira edição da Teia, no Pavilhão da Bienal de São Paulo. A primeira celebração pública e presencial dos Pontos de Cultura, pontapé inicial de um processo de vivência e participação para a construção pública do Programa Cultura Viva.

Mais duas edições nacionais ocorreram em 2007 e 2008, e em 2009, as Teias ocorreram em suas próprias regiões. A proposta desses encontros regionais é identificar as demandas mais frequentes entre os projetos, fazendo com que os Pontos de Cultura de cada estado cheguem a Teia nacional de 2010 bem articulados e integrados.

A Teia de 2010 ocorrerá em Forteleza, no Ceará, de 25 e 31 de março. Está dividida em Mostra Artística, Fórum dos Pontos de Cultura e o seminário “O Programa Cultura Viva e suas ações como objetos de estudo”. Para se inscrever, acesse os links abaixo:


Inscrições para o Fórum Nacional dos Pontos de Cultura.


TEIA PAULISTA

Em 2009 as Teias reuniram os Pontos de Cultura de cada região. No entanto, São Paulo inovou, pois além de uma TEIA estadual, organizou nos meses de agosto a novembro, as Macro Teias. O estado foi dividido em 6 regiões, que organizaram uma festa da cultura popular e garantiram a expressão da pluralidade brasileira na construção de uma memória presente, por meio das novas possibilidades de difusão e acesso à cultura.


Depois das Macros TEIAS…


Agora é a vez da TEIA Paulista, que reunirá os Pontos de Cultura de todo o estado, na cidade de Guarulhos. No período de 26 a 28 de Fevereiro e 1 a 2 de Março você poderá participar da 1ª Teia: Ta na Rede é Ponto e do 2º Fórum Paulista de Pontos de Cultura. O evento será realizado pela Comissão Paulista dos Pontos de Cultura (CPPC) em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e Prefeitura de Guarulhos, através da Secretaria de Cultura.

A Teia Paulista tem por objetivo promover a aproximação e o intercâmbio entre os mais de 400 Pontos de Cultura do Estado de São Paulo e a divulgação do trabalho destes espaços para a comunidade em geral. É uma oportunidade também de dar as boas-vindas aos 300 novos Pontos de Cultura habilitados pela Secretaria de Estado da Cultura, em convênio com o MinC.


ENTENDA OS PONTOS DE CULTURA

O Ponto de Cultura é a principal iniciativa do Programa Cultura Viva, desenvolvido pelo Ministério da Cultura. Não há um modelo fixo: qualquer projeto que desenvolva atividades culturais em sua comunidade pode se tornar um Ponto e o processo de seleção acontece por meio de editais públicos.

Os Pontos de Cultura têm por objetivo estimular os mais diferentes meios de linguagens artística e cultural, buscando articular e impulsionar um conjunto de ações nas comunidades, com foco na inclusão cultural, digital e de cidadania. O reconhecimento dos Pontos de Cultura representa uma nova postura do poder público em relação ao saber e ao fazer do povo brasileiro.

Nenhum comentário: